quarta-feira, 16 de maio de 2012

Bonecas de Pano no Indaiá e em Bertioga

Elas nos encantam desde os tempos de nossas avós, são fofas e coloridas; estou falando das bonecas de pano. É verdade que existe uma grande variedade de tamanhos e modelos; e muitos artesãos espalhados pelo país que confeccionam esse tipo especial de boneca. Nesse post vou comentar apenas das bonecas de 



pano de Bertioga - SP. Em Bertioga existe uma grande quantidade de artesãos, cada um desenvolvendo sua técnica artesanal, mas existe uma que se sobressai entre as outras, estou falando da artesã Luiziane Barros, a Lú como é carinhosamente chamada pelos amigos e alunas. A qualidade e o acabamento das bonecas são a maior preocupação de Luiziane, pois como ela mesma diz, o acabamento é o toque pessoal de cada artesão e minhas bonecas não são diferentes.


Tudo começa com a seleção dos materiais, Luiziane diz que no seu caso; ela só usa materiais de primeira linha. perguntei a ela se o produto final não fica muito caro, ela responde que existe bonecas e bonecas, muitas bonecas que são feitas com material de segunda linha estragam muito rápido, e muitas vezes são alergia em quem manipula o produto, ela só usa lã e enchimento antialérgico. 


Ao pegar uma das bonecas de Luiziane nas mãos, notei que realmente elas tem algo diferente das que vi pela cidade e de outras que costumo ver por aí; olhei, olhei e fiquei sem saber qual era o diferencial. Perguntei pra ela o que suas bonecas tinhas de diferente, ela me disse; não sei, mas as pessoas dizem que é a perfeição do rosto das bonecas; pois as que eu vejo por aí; os artesãos até capricham no corpo, nas roupas, mas pecam gravemente na expressão do rosto das bonecas e essa é a minha maior preocupação; minhas bonecas tem que ter uma expressão suave no rosto. 
Pelo que eu percebi, Luiziane tem uma grande variedade de modelos de bonecas de pano, que vão desde as mais básicas, até os modelos mais elaborados, e todas tem nome... Para encontrar Luiziane é muito fácil, basta entrar no Blog da Lú Atelier Luiziane Barros, que lá estão todos os seus contatos, onde você poderá fazer sua encomenda de bonecas de pano e outros produtos e também fazer cursos.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cadê o Johnny no Espaço Veja São Paulo da Riviera???

Visitando o Espaço Veja São Paulo na Riviera de São Lourenço vi que havia uma exposição de artesanato, e segundo informações que obtive no local; tratavam-se de artesãos de Bertioga. Fui conferir de perto e realmente havia lá algumas pessoas que vi tempos atrás na Casa da Cultura de Bertioga, mas tinha lá algumas pessoas de fora da cidade expondo umas peças de patchwork que mais parecia coisa industrializada, que segundo informação de uma expositora mau encarada, elas são da cidade de São Bernardo do Campo. Achei as coisas ali de baixa qualidade, além do baixo astral e a falta de motivação da turma, notei que o ambiente lá estava meio pesado, parecia que as pessoas não estavam contentes por estarem ali. Pensei que meu amigo Johnny também estivesse expondo lá também, pois ele havia me dito que havia enviado seu currículo ao coordenador do espaço, que segundo informe é um senhor chamado Ernani. Bom como não encontrei o Johnny ali, fui procura-lo na praia e lá estava ele com sua famosa barraca móvel cercado de gente bonita e alegre por todos os lados, tive que esperar um pouco, ou melhor um muito, pois a fila era grande e no momento ele estava atendendo um casal de estrangeiros onde pude observar como o inglês do Johnny é fluente. Depois de quase uma hora de espera eu consegui falar com ele e, ao colocarmos a fofoca em dia, fiquei sabendo que ele havia sido boicotado no Espaço Veja e que não obteve nem resposta positiva ou negativa por parte do tal senhor Ernani. Comentando com ele, eu disse que ele não perdeu nada em não ter participado do espaço, pois o clima e a qualidade das peças estavam péssimos, e que na praia ele poderia atingir maior número de pessoas em um só dia... Agora os organizadores do Espaço Veja não sabem o que perderam por não ter o Johnny lá junto com eles, pois lá na praia o carrinho dele tem até senha de atendimento, imaginem lá no Espaço Veja, uma coisa que eu percebi é como o Johnny atrai as pessoas, ele sempre leva papel, tinta e pincéis pra praia, e as vezes quando o movimento da uma caída, ele pega suas ferramentas de trabalho e começa a dar suas pinceladas mágicas, e do nada começa a surgir flores maravilhosas, e, em uns cinco minutos lá está o Johnny cercado de pessoas outra vez... E isso é o dia todo... Boicotar o Johnny; isso é lamentável...